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"A conexão entre Educação, Arte, Filosofia, Ciência e Espiritualidade"
Com Taunay Daniel (Campinas)
Taunay Daniel é Doutor e Mestre pelo Instituto de Artes da UNICAMP. Especializou-se em Epistemologia da Ciência pela Universidade de Belgrano, Buenos Aires, Argentina. É bacharel em Filosofia pela PUC de São Paulo. Trabalhou como pesquisador em linguagem audiovisual para a educação e ciência no CNRS/IRPEACS, Lyon, França.
Foi professor universitário de Filosofia, Epistemologia da Ciência e Comunicação Audiovisual.
Foi diretor, roteirista e produtor de filmes e vídeos para educação, cultura, ciência e meio ambiente. Recebeu vários prêmios. Entre eles o prêmio "Kikito" (melhor fotografia) no 17º Festival de Gramado/RS; "Melhor Vídeo" no Rio Cine Festival; prêmio "Mário Schemberg" (melhor vídeo nacional) no 1º Festival da Imagem Científica do CNPq; "Melhor Fotografia" no Rio Cine Festival; prêmio "Júri Internacional" no Festival de Oberhausen / Alemanha; entre outros.
Atualmente é coordenador geral do curso de Pós-Graduação em Psicologia Transpessoal de Nazaré Uniluz. Realiza periodicamente cursos, palestras, workshops e seminários sobre a conexão entre Filosofia, Ciência, Arte e Espiritualidade e sobre o Amor e Relacionamento entre seres humanos.
Objetivos:
Compreender o desenvolvimento da ciência moderna e suas implicações na formação do pensamento educacional e científico moderno e contemporâneo.
Mostrar como o racionalismo, o materialismo e a crença na objetividade, estão cedendo lugar para uma visão mais ampla dos fenômenos da Consciência e da Vida até mesmo na física, a mais ortodoxa dentre as ciências naturais.
Explicitar o encontro entre a ciência e a Espiritualidade.
Metodologia
Exposição e reflexão sobre os temas essenciais do seminário. Diálogo com os aprendizes. Audições musicais. Exercícios teóricos e práticos. Breves trabalhos corporais. Prática de silêncio e meditação. Vivências conduzidas. Distribuição de material de apoio (textos).
Programa
o Razão e lógica em Aristóteles e os fundamentos da ciência demonstrativa. O início da construção de uma “matriz” do pensamento ocidental.
o O empirismo do século XVII instaurando e consagrando o materialismo, o mecanicismo, o determinismo e o laboratorismo como os pilares básicos da ciência clássica.
o O positivismo do século XIX e sua crença cega no modelo clássico da ciência.
o O início da dissolução da “matriz” do pensamento ocidental na primeira metade do século XX.
o O encontro com as tradições sapienciais do oriente.
o A abertura para a formulação de novas hipóteses sobre o fenômeno da Vida.
o O vislumbre de uma realidade multidimensional.
o A hipótese da Consciência como elemento constituinte da matéria e do Universo.
o O encontro entre ciência e espiritualidade.
Horário:
Curso em três períodos: manhã, tarde e início da noite
08h00 às 20h00
Local: Campus Regional de Cianorte.
Certificado de 12 horas
Período de inscrições
02/05 a 20/05
Valor para acadêmicos: R$100,00
Valor para não acadêmicos: R$180,00
https://www.npd.uem.br/gruem/cpf.php?cod_recolhimento=5011
Realização
Laboratório de Educação e Complexidade
Departamento de Pedagogia
Coordenação: Prof. José Celorio.
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