Magda Soares, professora emérita da Faculdade de Educação (FAE) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), pesquisadora do Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita (Ceale), é um dos maiores nomes na área de alfabetização e letramento, com ênfase em ensino-aprendizagem. Além de sua inquestionável importância no cenário acadêmico, há 7 anos a especialista atua como consultora da rede municipal de educação da cidade mineira de Lagoa Santa, onde desenvolve um intenso trabalho ligado à formação de professores da rede pública.
Entre seus livros, destacam-se os teóricos Alfabetização e letramento (São Paulo: Contexto, 2004),Português: uma proposta para o letramento (São Paulo: Moderna, 2002), Letramento: um tema em três gêneros (Belo Horizonte: Autêntica, 1998) e o autobiográfico Metamemória, memórias: travessia de uma educadora (São Paulo: Cortez, 1991).
Em entrevista exclusiva para a Plataforma do Letramento, mediada por Antônio Gomes Batista, doutor em educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e coordenador de desenvolvimento de pesquisas do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec), Magda Soares responde, nesta primeira parte, a algumas perguntas de professores alfabetizadores, discutindo o ensino-aprendizagem de crianças e oferecendo dicas importantes para a prática na sala de aula. Assista ao vídeo.
Fonte da Matéria.
http://www.plataformadoletramento.org.br/em-revista-entrevista-detalhe/393/magda-soares-discute-como-mediar-o-processo-de-aprendizagem-da-lingua-escrita.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário