Valmir Avelino Machado[i]
A noção de conservação da natureza tende a levar o indivíduo a refletir melhor sobre suas ações e as conseqüências destas sobre o meio no qual esta inserido.
O homem com noções conservacionistas pode perceber que no seu contexto, na sua realidade quotidiana esta produzindo materiais a ser descartados, esta consumindo recursos do meio ambiente, enfim, agindo, modificando e sendo modificado pelo mundo.
Desse modo, ao construir noções de conservação da natureza, espera-se que as ações desse homem sejam baseadas em atitudes que contribuam para o equilíbrio da vida no planeta. Que sejam atitudes conscientes, responsáveis e críticas. Mesmo considerando que grande parte do desequilíbrio ambiental ocorra a partir do modo irracional, do ponto de vista conservacionista, do Capital acumular riquezas, o cidadão ou a cidadã aja dando sua parcela de contribuição com vista à melhor qualidade de vida.
Quando se pensa um ser humano com noções de conservação da natureza, imagina-se a tentativa de superação do paradigma no qual o homem era o Senhor da Natureza, os recursos naturais eram tidos como inesgotáveis. Um novo modo de ver a natureza pressupõe um homem preocupado com o modo conservacionista e sustentável de se relacionar com o meio ambiente de modo geral, percebendo que atitude de valorização da reciclagem e recusa ao desperdício, são exemplos de ações concretas que contribuem para um mundo melhor habitável.
Mais que ter noções de conservação da natureza importa ter atitudes conservacionistas. Para que isto ocorra, os ensinamentos utilizando exemplos devem ser relacionados com consequências e efeitos negativos ambientais a fim de que o conhecimento seja realmente significativo, conforme os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN”s):
Não basta ensinar, por exemplo, que não se deve jogar lixo nas ruas ou que é necessário não desperdiçar materiais, como água, papel ou plástico. Para que essas atitudes e valores se justifiquem, para não serem dogmas vazios de significados, é necessário informar sobre as implicações ambientais dessas ações (PCNs, Ciências Naturais, p. 48).
REFERÊNCIA
Brasil. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: ciências naturais/ Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília: MEC/SEF, 1997.
[i] Valmir Avelino Machado é graduando do 4 ano de Pedagogia – Universidade Estadual de Maringá Campos - Cianorte
Nenhum comentário:
Postar um comentário